top of page
  • Foto do escritorDadá Amadeu

Gestão do lixo: responsabilidade de todos - Lixo #2



O livro “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, é famoso por conter uma marcante característica do naturalismo, movimento literário ao qual pertence: A zoomorfização das personagens, por meio da atribuição de características animalescas aos mesmos. Um dos recursos utilizados para isso é a inserção desses em um meio sujo e escatológico. Analogamente, a população brasileira está, na atualidade, cercada do lixo produzido por ela própria, o qual prejudica o avanço do país. Destarte, afirma-se ser necessária uma solução para a referida problemática para se poder avançar econômica e socialmente.


A priori, cabe atribuir ao consumismo a origem da maior parte do descarte de resíduos, sejam eles provindos da produção ou consumo. Cita-se Gilles Lepovetski, quando esse afirma ser tal fenômeno uma reação ao vazio existencial da modernidade e possuir caráter hedonista, para explicar como a responsabilidade do consumo exacerbado recai sobre a sociedade atual. Por conseguinte, é acertado caber também a ela a destinação mais adequada dos materiais inutilizados.





A posteriori, há defensores da tese de ser a excessiva produção de lixo um mal necessário, haja vista o benefício econômico da produção em massa e do consequente consumo exagerado. Entretanto, ressalta-se o fato de haver formas mais conscientes de geração de empregos e capital, como é caso das empresas de coleta, reciclagem e tratamento desses resíduos. Assim, são notórios não apenas os prejuízos socioambientais da produção elevada de materiais descartados, como também a desvinculação entre essa e o progresso econômico.


Dessarte, faz-se perceber a necessidade da diminuição do consumo exorbitante, bem como do incentivo ao surgimento de empreendimentos relacionados ao setor da destinação do lixo, para a o fim do mencionado problema. Para o sucesso dessas medidas, é mister a ação do Poder Público na educação, por meio da promoção de discussões ativas do tema nas instituições de ensino, valendo-se de debates, propostos pelos educadores aos alunos, a fim de disseminar a informação a respeito dos riscos e consequências das referidas práticas irresponsáveis. Assim, espera-se livrar a humanidade de seu estado desumanizado pelo ambiente doente circundante.




Se quiser ler mais sobre o lixo, consulte:

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page