top of page
  • Black YouTube Icon

A Importância do Incentivo ao Empreendedorismo Social -Dissertação Argumentativa #1

  • Foto do escritor: Dadá Amadeu
    Dadá Amadeu
  • 31 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura


Em “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, livro de Machado de Assis, o protagonista afirma ser sua única alegria, após a morte, o fato de não ter tido filhos, por não passar adiante a miséria humana. No entanto, no Brasil atual, o crescimento dos negócios de impacto positivo na sociedade revela uma população mais preocupada com o asseguramento dos direitos individuais que aquela descrita pelo defunto autor. Destarte, é mister o incentivo ao empreendedorismo social, a fim de favorecer causas pertinentes por meio do comércio de produtos e prestação de serviços, de forma a não sobrecarregar a estrutura estatal.


A priori, ressalta-se o caráter autossustentável das supracitadas empresas, possibilitador de maior independência e eficácia, por não restringir suas ações àquelas possibilitadas por doações, como ocorre no caso das ONG’s. Recorre-se a Durkheim, quando esse diferencia as solidariedades mecânica (atrelada à interdependência entre os indivíduos) e orgânica (em que a consciência unitária permite ações empáticas) para explicar as vantagens da possibilidade de tais empreendimentos atuarem com vendas, de modo a não tornar obrigatória a abnegação de terceiros. Por conseguinte, é necessário garantir a existência de seu mercado consumidor.


A posteriori, é notável o fato de o papel desempenhado pelos referidos negócios aliviar encargos estatais e contribuir, dessa forma, para a coletividade. Para exemplificar, cita-se o caso de Walace Almeida, o qual promove a sustentabilidade e alimenta cães de rua, por meio da fabricação e venda de bolsas criadas a partir de sacos plásticos. Logo, urge a necessidade de encorajamento a essas ações, objetivando a ampliação do alcance do seu efeito gerador de melhorias sociais.


Dessarte, percebe-se a relevância dessa forma de empreendimento, bem como do seu incentivo por parte da comunidade em geral. Por isso, cabe à mídia a valorização dos seus serviços, por meio da propaganda gratuita, a ser realizada em forma de entrevistas e reportagens exibidas em canais da rede local, com o intuito de informar o maior número possível de interessados. Assim, espera-se mitigar os problemas acarretadores da gratidão de Brás Cubas por não ter tido filhos.



E isso não é tudo. Em breve, voltamos a conversar sobre empreendedorismo social por aqui.


Maria Eduarda Moraes Amadeu, 2020.

Comentarios


Vejo você por lá!

© 2023 por Coisas Encantadoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page