top of page
  • Black YouTube Icon

Palestra sobre a pós-verdade

  • Foto do escritor: Dadá Amadeu
    Dadá Amadeu
  • 6 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura


Caros colegas, as chamadas “pós-verdades” são mentiras disseminadas de forma suficientemente intensa para passarem a ser socialmente aceitas no embasamento de ideias políticas. Atualmente, no Brasil, observa-se o efeito das notícias falsas veiculadas na internet sobre o povo no caso da “C.P.I. das fake news”, investigação criada para apurar essas ocorrências em campanhas eleitorais. Por isso, nota-se uma forte ligação entre a eficácia das dessas formas de enganação e as redes sociais.


Primeiramente, cabe ressaltar o caráter alienador agregado às informações fraudulentas pela forma de funcionamento de sites como o “Facebook”, os quais baseiam-se no princípio do compartilhamento de publicações entre usuários. Menciona-se Rousseau, quando alega ser o homem fruto do meio circundante, para explicar a forma como o bombardeamento do indivíduo por uma mesma afimação pode levá-lo a tomá-la como verdadeira. Logo, percebe-se ser a formação de bolhas em torno dos internautas, as quais permitem a visualização apenas de “posts” defensores do mesmo ponto de vista, alienante.


Além disso, amigos, evidencia-se a capacidade de controle das massas atribuída aos criadores de boatos a respeito do cenário governamental atual. A título de exemplo, cita-se o referendo popular realizado na Grã-Bretanha, para a decisão de sua saída da União Europeia, durante o qual foram decisivos dados mentirosos sobre os gastos gerados pela sua permanência no bloco. Por conseguinte, comprova-se o efeito manipulador dessas falsidades sobre a sociedade em geral, tornando-a vulnerável àqueles detentores do poder de fabricá-las.


Dessarte, conclui-se formar a “pós-verdade” uma ameaça ao valor do fato comprovado no tocante ao debate político. Isso ocorre em virtude de sua característica alienadora, ao valer-se dos algorítimos das redes sociais para importunar os usuários com um factoide até ele ser considerado verdadeiro e ao seu poder de controle das massas, o qual é, frequentemente, usado pelos governos para obter apoio. Assim, há a necessidade de medidas do Poder Público, a fim de sanar a desinformação predominante na construção das opiniões dos brasileiros, por meio da criação de plataformas oficiais de consulta de dados.


Maria Eduarda Moraes Amadeu, 2020.

Comments


Vejo você por lá!

© 2023 por Coisas Encantadoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page